Buscar
  • Henrique Vieira Advogado

Colisão de Trânsito - O que fazer?



Acidentes de trânsito ocorrem todos os dias nas ruas e avenidas de Ji-Paraná, o ideal é que todo acidente seja evitado, mas caso ele aconteça é necessário saber como agir a fim de garantir o ressarcimento pelos seus prejuízos.


Depois de socorridas eventuais vítimas, mesmo que a pessoa causadora da colisão assuma a responsabilidade e afirme que vai arcar com todos os prejuízos, não é raro que tais promessas não sejam cumpridas, portanto, mesmo havendo acordo no local, é necessário se resguardar com algumas providências preventivas.


· Anote a maior quantidade possível de informações do causador do acidente, nome, telefone, placa do veículo.


· Anote o nome e telefone de ao menos duas testemunhas que tenham visto o acidente, geralmente as pessoas se aglomeram ao redor, e isso poderá ajudar.


· Verifique a existência de câmeras que possam ter registrado o acidente, em caso de demora, é possível que a gravação se perca com o tempo.


· Fotografe o local, de preferência antes de retirar os veículos da via, fotografe os veículos para registrar os danos, mas também fotografe à distância para comprovação da dinâmica do acidente.


Não havendo acordo, acione a Policia Militar ou a Policia Rodoviária Federal, conforme o caso, e mantenha as informações coletadas em local seguro.


É obrigação do causador do acidente o ressarcimento de qualquer prejuízo, inclusive de valores que a vítima por algum motivo deixou de receber, assim é necessário guardar todos os comprovantes de gastos e outros documentos decorrentes do acidente, como notas fiscais, atestados médicos, recibos, e outros, pois caso a pessoa que provocou o acidente não queira assumir a responsabilidade pelos danos causados, esses documentos serão necessários para o ingresso de uma ação judicial.


Outra observação importante é quanto à necessidade de conduzir os veículos com toda a cautela e observando criteriosamente as normas de trânsito, pois caso seja constatado que ambos os condutores infringiram alguma norma e que esse fato contribuiu para a colisão, seus direitos poderão ser prejudicados.



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo